Laudo AVCB

Compartilhe:
Topo

O Laudo AVCB, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, basicamente consiste em um documento elaborado pelo Corpo de Bombeiros, o qual atesta a realização de uma vistoria e que determinada edificação atende a todos os critérios de segurança e prevenção contra incêndio.

Para conquistar um laudo AVCB com sucesso pelo Corpo de Bombeiros é preciso que o imóvel atenda a um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais que são estabelecidas com a finalidade de garantir um nível elevado de proteção à integridade do imóvel e daqueles que nele estão.

Qual a importância do Laudo AVCB

Qual a importância do Laudo AVCB

O laudo de vistoria é um dos principais documentos que devem ser providenciados pelas empresas e estabelecimentos em geral para que seja possível solicitar e manter a regularização do alvará de funcionamento. Para saber outros detalhes sobre o AVCB, evitar multas e o fechamento da empresa/estabelecimento.

É a partir do AVCB que os bombeiros conseguem ter maior controle de informações para organizar vistorias capazes de identificar riscos que possam causar incêndios. A vantagem ainda é ter o AVCB é o constante acompanhamento dos estabelecimentos mediante a fiscalização. Além disso o laudo AVCB é um dos documentos principais para garantir o funcionamento da empresa ou estabelecimento, tudo de acordo com as exigências da lei e do poder público nas três esferas, municipal, estadual e federal. Não possuir este importante documento acarreta sérios problemas, ocasionando até mesmo a interdição imediata e suspensão de todas as atividades do local.

3 principais fatores para conquistar o AVCB

Para você conquistar o AVCB é preciso se adequar em alguns parâmetros, três deles essenciais. O primeiro passo para que você receba o laudo AVCB é ter o plano de prevenção e proteção contra incêndios, o PPCI. É neste documento que estão apontados todos os equipamentos de segurança necessários para que o ambiente fique seguro e livre de incêndios.

Os bombeiros analisam o plano de prevenção para conferir se tudo está de acordo com os padrões exigidos e, posteriormente, é feita visita ao local para verificar as conformidades e inconformidades. Se tudo estiver de acordo com o laudo apresentado é emitido o laudo AVCB.

Após este processo é preciso ficar atento à validade, pois é variável. É necessário saber como é a definição do seu estado, pois cada um tem tempo de validade diferente. Normalmente, no estado de São Paulo, dependendo da finalidade de uso da edificação, a validade é de 1 a 3 anos.

A renovação é o terceiro passo, pois o AVCB precisa ser renovado meses antes do vencimento indicado. No caso de ter ocorrido reformas, ampliações e algum outro tipo de mudança na estrutura do local, os bombeiros irão precisar realizar nova visita para analisar os padrões das novas áreas.

Você tem dúvidas entre o que é AVCB e CLCB?

Você tem dúvidas entre o que é AVCB e CLCB?

Se você é comerciante e precisa pedir a renovação ou quer emitir a licença do Corpo de Bombeiro, saiba que existem dois termos que podem ser confundidos, o AVCB e o CLCB.

O laudo AVCB como já explicado acima é o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, já o CLCB significa Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, que tem procedimento mais simples, onde tudo pode ser feito pelo site do Corpo de Bombeiros e o certificado sai após o pagamento da taxa e, neste caso, os bombeiros fazem vistoria por amostragem.

Independente das diferenças entre o AVCB e o CLCB, ambos precisam de um engenheiro para se responsabilizar pelas medidas de segurança contra incêndio no local.